Dízimo
Pelo Documento 106 da CNBB: Garantir que o dízimo se situe no âmbito da fé cristã e que a Pastoral do Dízimo se situe adequadamente na Pastoral de Conjunto em perspectiva de evangelização.
Ou seja, a prioridade da Pastoral do Dízimo em uma comunidade é a evangelização por meio de ajuda financeira à Paróquia, para que a mesma consiga partilhar com a caridade, missões, compromissos paroquiais, mostrando que o Dízimo é também um meio para nossa salvação. Se não houver evangelização, não importa o tanto de valor arrecadado com ele. E nunca devemos atuar sozinhos, nossa atuação tem que sempre estar muito bem integrada com a comunidade e as demais pastorais.
O dízimo é uma contribuição identificada e individual. Não existe dízimo oculto ou familiar.
A Pastoral do Dízimo em nossa Paróquia é composta atualmente por 16 membros, tendo como coordenadores Marcio e Vanessa desde fevereiro de 2020.
O número de dizimistas hoje é de aproximadamente 440.
Recebemos o dizimo nas missas, (antes e depois de se iniciarem) em forma de carnês. Contabilizamos, identificamos a contribuição e a entregamos à secretaria da Paróquia. Recolhemos também as ofertas e recebemos as campanhas e promoções.
Entregamos cartões de felicitações aos dizimistas aniversariantes de cada mês. Temos a missa dedicada ao Dízimo todo 1º final de semana do mês, onde também colocamos os nomes de todos os dizimistas aniversariantes.
No final do ano, vamos à casa de cada dizimista, entregar-lhes uma lembrancinha de agradecimento e o seu novo carnê.
Temos também para este ano, o desafio de atualizar todos os cadastros dos dizimistas no sistema da Arquidiocese, para que possamos implantar um novo modo de se receber o dízimo em nossa paróquia.
O mês dedicado ao Dízimo é Novembro, quando a pastoral se dedica mais profundamente para que a comunidade reflita, participe, aprenda, questione, motive-se ainda mais pelo Dízimo e entenda a sua importância na vida de cada um de nós e na vida da paróquia.
Atualmente, recebemos o Dízimo por transferência bancária ou com agendamento prévio, na residência do dizimista ou na secretaria paroquial.
Acompanhe nossas redes sociais
Facebook
Instagram
Youtube